2017 – 1910s – Giovana Bomentre

Mais um ensaio muito bacana com a Gi, que é a modelo de quase todas as minhas fotos em exposições e indicações/premiações. Montamos um ensaio acompanhados da câmera alemã ICA Volta 125, de 1914, da coleção do amigo Wanderley.

Este modelo ainda utilizava chapas, para fotos em placas de vidro (podendo ser também em gelatina ou papel, todos sensibilizados com o brometo de prata, ou a técnica de colódio úmido). Não eram métodos tão populares na época, já que o mercado de filmes crescia incansavelmente, logo, há variações desta câmera já com os encaixes para filmes.

Sua construção é assustadoramente boa e resistente, como grande parte das câmeras alemãs. O modelo que usamos não tem uma pequena chapa que indica o número de abertura do diafragma, o que não é vital pro seu funcionamento, visto que o mesmo pode ser facilmente observado e também pensando que o obturador da câmera ainda era bem limitado.

Este modelo é, como grande maioria dos modelos alemães, bem mais pesado que grande parte das concorrentes de filme da época, ainda mais quando carregada com a chapa para a foto. Veja na galeria a seguir um pouco das proporções e detalhes da câmera, uma grande raridade datada do primeiro ano da Primeira Guerra Mundial.

This slideshow requires JavaScript.